O simpático velhinho Pai Natal, por todos nós aqui, por este Continente do Norte Americano por Santa Claus, chegou, no passado domingo, dia 20 deste mês de Novembro, a Toronto e no seu enorme trenó puxado pelas sorridentes renas. Assim desde o Parque da Christie e desfilando pela Bloor Street West, University Avenue e Front Street mais dum milhão de pessoas lotou os passeios daquele percurso acenava àquela carismática figura enquanto este levantava os braços e soltava gargalhadas estridentes HO, HO, HO! As crianças estavam eufóricas e pediam prendas como: -Santa traz-me uma Barbie, ou uma bike (bicicleta) e nós, já que o Santa tem fama de nos dar o que pedimos, também gritávamos –“Santa, põe um Mercedes Benz nos nossos sapatinhos”. Sabe-se lá, se isso é verdade de ele descer pela chaminé e deixar as prendas que sempre ansiámos. Pode ser que tenhamos essa sorte….
|
Dezenas de carros alegóricos com figuras dos livros infantis acompanhados por peões trajando fantasias percorriam enquanto mais de duas dezenas de bandas decoravam e animavam este desfile cujo número de participantes ultrapassaria talvez os três mil. A abrir vinham os carros dos Correios (Canada Post) com umas dezenas de carteiros que recolhiam as muitas cartas que as crianças lhes entregavam e cujo destinatário era: Santa Claus, Ho Ho Ho, North Polo.
Esta célebre parada foi iniciada no ano de 1905 e desde então vem aumentado o número de carros alegóricos, participantes e de povo que, como já foi referido, flutua na casa do milhão.
O presidente (Mayor) da Câmara de Toronto, Rob Ford, lá estava presente e não tinha descanso na sua missão de meter a mão nos sacos cheios de guloseimas que lançava depois para a multidão (as outras coisas ou decisões que ele atira lá das janelas dos seus escritórios talvez não sejam tão doces….) e até o nosso chefe da polícia municipal, o Bill Blair, também se inseriu na parada e todo aprumado no seu fato de general, ou Chefe, sorridente acenava para a multidão. A Real Polícia Montada com os seus cavalos e um pelotão de infantes não faltou e assim também a policia de Toronto a cavalo.
|
Mas o que nos alegrou muito foi, como é habitual todos os anos, vermos a Banda Filarmónica do Senhor Santo Cristo garbosamente a desfilar com os seus barretes vermelhos, à Pai Natal, tocando trechos desta época do ano e acima de tudo pela nossa bandeira verde e rubra junto da canadiana e de outras bem acima da multidão e que nos enche o peito de orgulho em ver que há muito que as nossas instituições são reconhecidas e participativas no contexto cultural deste grande país de acolhimento que é o Canadá.
Foi bonito e, como sempre, mais uma vez, gostamos imenso deste evento um dos poucos que agrupa a casa do milhão de espectadores e de participação com tanta criança sorridente e feliz.
Ah, antes de fecharmos esta nossa reportagem, queremos relembrar o Pai Natal do nosso pedido…o de nos trazer gratuitamente um Mercedes Benz. Ele que fique com as renas lideradas pelo Rodolfo, o do nariz luminoso vermelho!
Voltar para Eventos Sociais |